Gastronomia

4 PATÊS SAUDÁVEIS PARA INOVAR NO SEU CARDÁPIO

Confira 4 receitas de patês veganos e leves para conquistar seu coração de vez nesse verão!

O post de hoje traz cinco ideias de patês diferentes para você comer no dia-a-dia ou servir em uma festa. Você pode passar essas pastinhas no seu pão, torrada, tapioca ou ainda servi-las com legumes crus cortados em bastão, como pepino e cenoura. Essas delícias vão agradar todo mundo, pois são feitos com ingredientes leves, saudáveis e muito saborosos. Além do que, são patês veganos (que não consomem nenhum ingrediente de origem animal), sem lactose e sem glúten. Vamos experimentar?

shutterstock_282976058

Pasta de grão-de-bico ou Hommus

O hommus é uma pasta feita de grão de bico bastante consistente, nutritiva e muito fácil de fazer. Basta deixar 1 xícara de grão-de-bico de molho de um dia para o outro, cozinha-lo na pressão até ficar bem molinho e bater no liquidificador com o restante dos ingredientes: 1 dente de alho pequeno, ¼ de xícara de tahine (pasta de gergelim, opcional), suco de 1 limão, azeite, sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto. Você pode acrescentar um pouco da água do cozimento, caso esteja difícil de bater a mistura.

Patê de berinjela

Super rápido de preparar, esse patê vai fazer até quem não gosta de berinjela começar a gostar desse legume. É só cozinhar 2 berinjelas picadas e com casca em água fervente, deixar na panela por cinco minutos e escorrer bem a água com cuidado. Aí basta levar o legume ao liquidificador com os outros ingredientes: 1 dente de alho, suco de 1 limão, azeite, sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. Bata, mexendo de tempos em tempos se necessário, apenas até formar uma pasta consistente. Consuma geladinho!

Patê de ervilha

Já vi gente duvidar do sabor desse patê e depois que provou sair adorando. Essa pastinha pode ser feita com ervilha de lata ou com ervilha fresca cozida. Basta bater 400 g de ervilha no liquidificador com 1 dente de alho, 1/4 de xícara de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, além de um pouquinho de água filtrada. Depois acrescente cheiro-verde picado na quantidade de sua preferência. É só gelar e está prontinho!

Patê de inhame com espinafre

Esse patê mais diferentão fica muito consistente por conta do inhame e muito saboroso, além de ser extremamente nutritivo. Para fazer, cozinhe 500 g de inhame descascado e picado e dê o chamado “susto” em um maço de espinafre, mergulhando as folhas rapidamente na água fervida e retirando após alguns minutos, assim que ele ficar com uma coloração verde mais escura. Leve tudo ao liquidificador com 1 dente de alho, azeite, sal, pimenta-do-reino e folhinhas de manjericão a gosto, além de um pouco da água do cozimento, caso necessário. Está pronto para servir!

Sobre o autor

Redação

232 Comentários

Clique aqui para enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade