Artigos

O QUE FAZER COM CACHORRO QUE TEM MEDO DE CHUVA

Como todos nós já sabemos, os cães sentem medo, fome e frio. E apesar de parecer algo bobo ou de pouca importância, o medo de chuva é algo comum entre os cães, independente da sua raça e porte. Cachorros que tem medo de chuva mudam o seu comportamento antes mesmo de começar a cair os primeiros pingos do céu, buscam lugares para se esconder e se tremem todo. Seu pet é um destes? Saiba que para a saúde e segurança do seu amigo de quatro patas é necessário tomar algumas medidas.

O fato que leve os cachorros a terem medo da chuva é o barulho, ou seja, geralmente os animais que possuem medo de fogos de artifícios, também possuem medo de chuva, bombinhas e/ou estralinhos, e outros objetivos ou circunstâncias que causem alta sonoridade. A audição dos cães é muito sensível, ou melhor, eles possuem uma capacidade auditiva diferente do ser humano, e uma prova disso é a detecção de sons quatro vezes mais distantes que o ser humano consegue escutar.

Desta forma, o medo em si nãoé da chuva, da água, mas sim dos trovões, os quais levam os cães a procurarem locais para se esconderem e se sentirem mais seguros ou basta estar próximo de seu dono.

O que fazer com cachorro que tem medo de chuva?

É indicado que você mostre ao seu cachorro que aquele barulho todo não é perigoso, que não causa mal algum, logo deve evitar toda aquela proteção excessiva, caso contrário, o animal associará a chuva sempre a algo pavoroso. É válido lembrar que não é sempre que estamos em casa para amenizar o medo de chuva do cachorro, por este motivo, é importante saber como agir e também avaliar para se precaver de acidentes.

Assim, o primeiro passo é tentar acalmar o animal, como? Promova atividades que distraia a atenção do seu pet dos sons da chuva oferecendo petiscos, aumentando o volume da televisão ou do som (ex: música), brinque com o que ele mais goste, seja com bolinhas ou outros brinquedos. Outra forma de manter seu animal calmo durante a chuva é proporcionar um cantinho aconchegante em um cômodo para que ele sinta-se mais seguro.

Ou então, simplesmente deixe o seu pet próximo a você, sobre a sua cama, enrolado entre as protetoras e resistentes cobertas. Geralmente, esta simples ação faz com que o cachorro não entre em desespero.

Mas e se você possui vários cachorros que tem medo de chuva e que não tem acesso a sua casa, isto é, que dormem na área externa, no quintal ou garagem? Nestes casos, a situação fica um pouco mais complicada. É preciso promover um cantinho longe de chuva e frio para garantir que o animal não tenha problemas de saúde e também para ele se sentir mais seguro. Ainda, é de extrema importância avaliar o local, pois no desespero o animal pode se machucar ao tentar pular portões, casinhas, muros, grades e outras estruturas. A mesma dica é válida para animais que residem dentro de casa, apesar de que a chance de acidentes é menor.

Procure deixar os animais juntos para se sentirem mais seguros. Há animais que ficam desesperados e correndo na chuva em busca do dono ou de um lugar para se esconder, e para estes, é indicado prende-los no canil ou providenciar um local para evitar que o mesmo sofra este estresse todo, além de tomar friagem.

Em casos mais extremos, o cachorro que tem medo de chuva pode urinar involuntariamente ou até mesmo defecar, apresentar quadros de vômitos e/ou convulsões. Para estes animais, a distração e ambiente seguro não serão suficientes, e em tais situações é necessário recorrer ao Médico Veterinário para avaliação clínica e posteriormente a administração de calmantes. Muitos proprietários de animais que tem medo de chuva buscam o site Pets e Dicas em busca de nomes e doses de medicações a fim de acalmar o animal, no entanto, é válido ressaltar que cada caso é um caso, e somente após um exame físico que se pode indicar um medicamento específico.

Há casos em que o animal pode ser acalmado com medicamentos fitoterápicos, isto é, medicação a base de plantas medicinais, os quais são encontrados facilmente em sites na internet e também em determinados pet shops. Estes são ótimos para situações de tempestades e possuem um valor relativamente acessível, contudo, converse antes com o médico veterinário de seu pet para obter informações de quantidade, qual a melhor formulação indicada para seu animal e dentre outros detalhes importantes.

Publicidade