Pets

Tudo sobre Areia Higiênica para Gatos

Quem tem um felino em casa sabe que alguns cuidados são essenciais e diferentes dos necessários com cachorros. Por isso neste artigo você vai saber tudo sobre areia higiênica para gatos! Continue lendo para conhecer informações, opções e dicas especiais.

O que é Areia Higiênica

Chamamos de areia, pois consiste em um material granulado ou em pedaços bem pequenos onde o gato deve fazer suas necessidades.

Gatos são pets bem limpos e gostam de ter um local específico para fazer xixi e cocô.

Importância da higiene

A areia higiênica é um item essencial na casa de quem possui gatos. Não apenas pela preocupação dos moradores da casa, mas por ser também importante para o comportamento e hábitos de higiene do gato, que precisa saber que há um local específico para ele fazer as necessidades, mesmo que seja um gato que costume sair de casa e andar pelas ruas.

É muito importante que a caixa com areia higiênica fique em um ponto fixo na casa e longe do local onde ficam a comida e água do gatinho.

areia higienica para gatos

Como higiene é saúde, as caixas com areia higiênica servem também para que os donos dos pets observem se está tudo bem. Se o gatinho fizer necessidades fora da caixa de areia, é sinal de alerta! Ele pode estar doente, incomodado com alguma coisa ou querendo chamar a atenção de seus donos, portanto, é bom sempre estar de olho na areia!

Tipos de Areia Higiênica

Com muita inovação, os fabricantes foram criando ao longo dos anos diversos tipos de areias para atender as necessidades dos gatos. São diversos tipos diferentes e cada pessoa prefere um de acordo com suas particularidades.

Conversamos com três leitoras que contaram um pouquinho pra gente sobre suas experiências com cada tipo de areia.

Areia Comum

A areia comum nada mais é que a areia convencional, até mesmo a da praia. Antigamente era este tipo de areia o mais utilizado, mas hoje em dia é vista com desvantagens, pois os produtos no mercado são muito melhores para a higiene dos gatos.

A areia comum pode até conter algum tipo de fungo ou bactéria, por não passar por um controle de qualidade, além de não absorver a urina e não controlar os odores do cocô ou xixi que o gatinho faz.

Portanto, recomendamos com certeza os outros tipos de areia higiênica! Continue lendo para saber quais são…

Granulada comum à base de argila

Esta é a opção mais fácil de encontrar para comprar, em pet shops e supermercados e também é uma das mais baratas.
A areia é composta por granulados escuros, cor semelhante mesmo à argila.

Algumas pessoas acham que não compensa este tipo de areia pois podem levantar poeira, por serem muito finas. Algumas também podem formar lama! Então o custo benefício muitas vezes não compensa, é melhor comprar um tipo de areia diferente.

Há marcas que oferecem este tipo de areia higiênica na versão perfumada, para disfarçar o odor de urina. Por outro lado, a presença do perfume pode levar o gato a apresentar alergia.

Sílica Micro Cristais ou Bolinhas

Por ser feita de material químico, é o tipo de areia higiênica que promete melhor controle de odores. Cada cristal pode absorver o seu próprio tamanho de urina, e quando fazem isso, mudam de cor e vão se acumulando no fundo da bandeja, para indicar a troca de areia da caixa.

Neste tipo de material, a areia pode ser apresentada em forma de cristais ou também de bolinhas. Cada gato pode se adaptar de forma diferente de acordo com o granulado.

Uma das marcas mais procuradas é a Silipetix. Nossa leitora Cinthia Delvecchio já testou algumas marcas e atualmente, esta é a sua favorita, pois os granulos grandes não grudam nas patinhas de seus três gatos e assim não fazem sujeira pela casa.
Clique na foto abaixo para saber mais sobre a areia Silipetix:

A Chalesco é uma marca famosa que também oferece este tipo de areia higiênica. Ela promete uma boa duração de produto, sendo 1 pacote para quem tem 1 gato pode durar 1 mês.
Clique na foto abaixo para saber mais:

areia higiênica

Mas atenção! A química presente nos cristais pode gerar algum tipo de reação alérgica em gatinhos mais sensíveis.

Fibras e Componentes Naturais

As areias higiênicas naturais tem atraído cada vez mais os consumidores. São naturais, feitas de material biodegradável, absorvem bastante a urina, reduz e “segura” muito bem o odor e os torrões que se formam podem ser descartados no vaso sanitário.

Além disso tudo, são feitas a base de trigo e cereais, ou seja, se o gatinho comer (a areia limpa, é claro), tudo bem!

Nossas leitoras Maria Carolina Gavioli e Thais Simino testaram diversos tipos de areia e marcas com seus gatinhos e hoje em dia não trocam por nada as areais feitas de fibras. São realmente as melhores!

A Maria Carolina usa a marca KatBom em seu apartamento onde vive com 4 felinos. E a Thais indica a LimpiCat, pois forma torrões firmes fáceis de limpar. Clique na imagem abaixo para saber mais sobre este produto:

Outra marca conhecida e procurada é a Cat Poop. Clique na imagem abaixo para conhecê-la:

E você, já testou alguma marca e gostou muito? Ou achou que seria boa e na realidade não funcionou com seus gatos?
Conte para a gente!

Caixas de Areia

Este é um item tão importante quando a escolha da areia higiênica! Nossa leitora Thais nos deu uma ótima dica: “A dica que eu dou é comprar uma caixa de areia grande e alta, porque assim os gatos não jogam areia pra fora enquanto estão cavando. Dessa forma também economiza a areia.”

Clique na imagem abaixo e conheça algumas opções de caixas, bandejas e pás para a higiene do seu gatinho:

13479632_10206306494333630_250981323_n

A Maria Carolina também nos mandou dicas muito importantes sobre a caixa de areia e a higiene para os felinos: “Gatos são animais extremamente limpos, não deixe a comida e água próximo de caixa de areia. E é importante testar as areias, o que funciona para um animal, pode não funcionar para outro.”

Já a dica da Cinthia é: “Importante deixar as areias sempre limpas! Lavar a bacia dos gatos no mínimo uma vez por semana. Ter uma bacia para cada gato, e se puder ate uma extra.”

Dicas

Gostou das nossas dicas? Contamos com a colaboração de leitoras especiais que tem e amam gatos! Você também deseja colaborar com nossos artigos? Envie um comentário ou e-mail para parceria@geracaopet.com.br.

Saiba mais sobre nossas leitoras:

A Maria Carolina tem 5 gatos, todos sem raça definida, sendo dois deles resgatados das ruas de Belo Horizonte e três adotados de um abrigo da cidade. É muito amor felino nesta família!

IMG_1694

E a Thais também possui 5 gatos, todos resgatados das ruas de São Paulo.

areia-higienica-gatos-thais

A Cinthia é de Sorocaba e possui 3 gatinhos, olha só na foto dois deles brincando na caixa da Geração Pet.

IMG_4897 (1)

Publicidade